Desafio 1
O primeiro desafio que vos coloco acerca da obra de Saramago que todos estão a ler é o seguinte:
O que tem de especial o livro que Reis se esqueceu de devolver ao bibliotecário do Highland Brigade, The god of the labyrinth, de Herbert Quain?
Deixo-vos umas pistas...
Têm até dia 12 para responder, combinado?
Não existem provas da real existência de Herbert Quain tal como da de Ricardo Reis. A coincidência de, n'"O ano da morte de Ricardo Reis", o mesmo se ter esquecido de devolver ao bibliotecário do Highland Brigade é, na verdade, uma ligação que José Saramago faz entre Jorge Luís Borges (autor do "Examen de la obra de Herbert Quain") e o seu contemporâneo Fernando Pessoa, sendo que, tal como Reis desaparece, desaparece também o único exemplar do livro que o acompanha no seu regresso a Lisboa.
ResponderEliminarEntão, quem é, afinal, o autor de The god of the labyrinth? A referência que faz a Borges é pertinente, está perto...
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarIsto foi o que concluí: Herbert Quain é um autor inventado por Jorge Luís Borges na sua obra "Examen de la obra de Herbert Quain". O livro "The God of the labyrinth" foi publicado apenas em 1970 por Colin Wilson. Este livro é referenciado várias vezes na obra pois, tal como Colin, Saramago escreve sobre alguém que nunca existiu e, ambos têm inspiração num autor que criou estas "personagens" fictícias.
ResponderEliminarMuito bem! É isso mesmo!
EliminarJorge Luís Borges publicou em 1941 o "Exame de la obra de Helbert Quain". À semelhança de José Saramgo, que publicou o "Ano da Morte de Ricaro Reis" em 1984, Borges retrata sobre o livro "The God of the labyrinth" escrito por Herbert Quain. Porém, Herbert Quain é um personagem fictício criado por Borges, logo nunca existiu na vida real. Tal acontece n'"Ano da morte de Ricardo Reis", uma vez que Ricardo Reis foi um heterónimo criado por Fernando Pessoa, e consequentemente nunca existiu. Em 1970, Colin Wilson publicou o livro "The God of the labyrinth". Tanto Wilson quanto Saramago escreveram sobre personagens fictícias criados por outros escritores.
ResponderEliminarÉ isso! Muito bem!
EliminarCarai brother ceis sao fera eim. Ajudou pra cacetxi
ResponderEliminar