Uma das minhas leituras destes dias foi a do livro que começaremos a trabalhar em breve...
Espero que tenha sido uma leitura partilhada pelos meus queridos alunos...
Peço-vos, a propósito, que façam um comentário acerca de como está a correr a leitura da obra...
Ao início a leitura é um pouco difícil, mas ao longo do livro a história começa a tornar-se cada vez mais interessante e cativante
ResponderEliminarPara interiorizar a leitura foi um pouco complicado devido à sua complexidade mas com o fluir desta, a compreensão tornou-se mais simples e mais interessante
ResponderEliminarÉ um pouco difícil interiorizar a escrita de José Saramago mas a história parece até agora cativante.
ResponderEliminarA inovação sintática de José Saramago é interessante, mas provocou-me inconsistências e incorreções na entoação da leitura e acentuou o tédio provindo da leitura de uma frase ou parágrafo muito longo.
ResponderEliminarApreciei o estilo, mas gostaria que a história avançasse mais rápido.
A leitura de Saramago é complicada de início, devido à sua escrita e ao vernáculo utilizado, mas ao longo da leitura adaptamo-nos e interiorizamos.
ResponderEliminarNão sou um leitor experiente nem estou em vias de me tornar algo nesse mesmo ramo, porém acho que sou capaz de conseguir aproveitar esta obra para aprender a ler praticamente tudo, visto que a mesma é um pouco complicada de interiorizar.
ResponderEliminarPelo que li, achei o livro um pouco chato e com pouca história porém penso que a história tenda a melhorar. A leitura de Saramago não é fácil.
ResponderEliminarApesar de, no início, não ter percebido que o encadeamento de ideias que várias vezes se encontra ao longo da obra eram fruto da imaginação de Ricardo Reis, facilmente me adaptei ao estilo de Saramago, gostando especialmente da inserção das várias falas de um diálogo na mesma frase, separando-as recorrendo ao uso de vírgulas e maiúsculas para o fazer.
ResponderEliminarPor outro lado, acho a ação monótona, assemelhando-se às de outras obras deste género. Exceção a tal monotonia será, talvez, o aparecimento de uma outra personagem muito especial, talvez por não ser tão "outra" quanto isso.
Apesar de já ter iniciado a leitura desta mesma obra, enquanto aluno do 12.º ano, acho o tema pouco aliciante.
ResponderEliminarAcho um livro interessante principalmente por se passar em locais em que já estive. Já comecei a ler mas ainda não estou muito avançado na história, contudo já me habituei ao modo de escrita de Saramago.
ResponderEliminarConfesso que é um livro complicado de ler. Digamos que ao início vi-me encalhada a conseguir entender o significado de uma única frase mas ao longo do livro, percebi o truque (ou arranjei-o): fazer entoações na minha cabeça.
ResponderEliminarApenas quando acabo de ler o livro, irei dar feedback mas isto foi a minha perceção em relação à escrita do autor.
Inicialmente, não estava a interiorizar a ação descrita ao longo das imensas páginas, talvez porque a história decorre de forma muito lenta, e ainda estou a tentar compreender o estilo de escrita do autor, tenho que ler sempre uma segunda vez, senão não percebo o seu contexto. Contudo, estou a gostar da direção do enredo, e às vezes, até gosto de imaginar os cenários, devido à imensa descrição que enche o livro.
ResponderEliminarÉ um livro que foge um pouco ao que costumo ler, o que tornou a sua leitura um pouco difícil de decifrar no começo. No entanto, pouco a pouco foi tornando-se mais simples entender a história e as personagens.
ResponderEliminarA grande descrição inicial faz com que no início a leitura se torne monótona e pouco cativante. Mas, com o desenrolar da história e da ação faz com que o entusiasmo de ler o resto da história aumente.
ResponderEliminarPor ser a primeira obra que li de Saramago e por não estar habituada a sua escrita, inicialmente foi uma leitura bastante complicada. O seu vocabulário e as suas metáforas não são de fácil compreensão. Relativamente a história, nas primeiras páginas é bastante monótona , na qual acontece pouca ação. Porém vai mudando a medida que a história avança.
ResponderEliminarInicialmente, por a obra ser demasiado descritiva fez com que não sentisse grande entusiasmo na sua leitura. Porém,com o desenvolvimento da história,torna-se mais aliciante.
ResponderEliminarAinda nao vou muito avançada na leitura, por enquanto ainda não há muita história mas o discurso já confunde um bocadinho.
ResponderEliminar