O conto baseia-se numa conversa entre um homem cujo nome não é indicado e uma velhota, conhecida do sujeito. A conversa tem como tema a discriminação e uma tanta preocupação sobre o futuro das seguintes gerações que vivem naquela região. Eu recomendo a leitura pois é um conto que, para mim, fez pensar sobre situações de racismo e violência que, infelizmente, ainda acontecem atualmente.
O conto narra a história do cão tinhoso, que tinha uns olhos azuis enormes porém sem nenhum brinho e que estavam sempre cheios de lágrimas. Devido à sua aparência, o cão é discriminado e mal tratado pelos residentes da cidade. Certo dia, à pedido do Administrador, o veterinário pede à "malta" (que frequentavam a escola) que matem o cão. Assim, os miúdos levam as armas dos pais as escondidas. Apesar de não querer, Guinho é induzido a dar o primeiro tiro. Nós matámos o cão tinhoso insere o leitor em estruturas sociais violentas, que podem ter um interpretação política. Recomendo a leitura.
Recomendo a leitura também. Apesar de para um conto ser um pouco extenso é de fácil leitura, sem palavras "caras" ou elaboradas. Contém uma história interessante e cativante. Outro motivo para ler o conto é que se encontra online em formato PDF.
O conto consiste na descrição do quotidiano de uma família simples e modesta (que contextualizando com a época em que o livro foi publicado, era uma família colonizada). O enredo baseia-se no aparecimento de uma cobra na capoeira, que infelizmente mata o cão do vizinho do narrador (colonizador). Posteriormente, o vizinho censura o seu pai, e nesse momento o narrador apercebe-se que afinal admirava a sua família, e aceitou o facto de serem rudes e rígidos, somente pelo facto de ter conhecimento de estes terem sempre um dia difícil. Por fim, recomendo a sua leitura por ser rápida e por abordar temas interessantes.
Este conto gira em torno da pergunta: De que cor é as mãos dos pretos. Pelo que esta resposta é respondida diversas vezes, sempre de maneira diferente mas cada uma com mais originalidade que a anterior. A resposta final foi feita pela mãe do sujeito, pelo que esta explica ao filho que todos os homens são iguais tendo ou não cores diferentes. Este conto é inserido no tema do racismo. Por fim, recomendo a leitura deste pequeníssimo conto, pois tem uma mensagem muito importante.
“A Velhota”
ResponderEliminarO conto baseia-se numa conversa entre um homem cujo nome não é indicado e uma velhota, conhecida do sujeito. A conversa tem como tema a discriminação e uma tanta preocupação sobre o futuro das seguintes gerações que vivem naquela região.
Eu recomendo a leitura pois é um conto que, para mim, fez pensar sobre situações de racismo e violência que, infelizmente, ainda acontecem atualmente.
Concordo com a intervenção da minha colega. Tal como a minha colega, recomendo a leitura do conto e de todo o livro.
Eliminar"Nós matámos o cão tinhoso"
ResponderEliminarO conto narra a história do cão tinhoso, que tinha uns olhos azuis enormes porém sem nenhum brinho e que estavam sempre cheios de lágrimas. Devido à sua aparência, o cão é discriminado e mal tratado pelos residentes da cidade. Certo dia, à pedido do Administrador, o veterinário pede à "malta" (que frequentavam a escola) que matem o cão. Assim, os miúdos levam as armas dos pais as escondidas. Apesar de não querer, Guinho é induzido a dar o primeiro tiro.
Nós matámos o cão tinhoso insere o leitor em estruturas sociais violentas, que podem ter um interpretação política.
Recomendo a leitura.
Recomendo a leitura também. Apesar de para um conto ser um pouco extenso é de fácil leitura, sem palavras "caras" ou elaboradas. Contém uma história interessante e cativante. Outro motivo para ler o conto é que se encontra online em formato PDF.
EliminarRodrigo Carvalho
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar"O Papá, a cobra e eu"
ResponderEliminarO conto consiste na descrição do quotidiano de uma família simples e modesta (que contextualizando com a época em que o livro foi publicado, era uma família colonizada). O enredo baseia-se no aparecimento de uma cobra na capoeira, que infelizmente mata o cão do vizinho do narrador (colonizador). Posteriormente, o vizinho censura o seu pai, e nesse momento o narrador apercebe-se que afinal admirava a sua família, e aceitou o facto de serem rudes e rígidos, somente pelo facto de ter conhecimento de estes terem sempre um dia difícil. Por fim, recomendo a sua leitura por ser rápida e por abordar temas interessantes.
Concordo com o que foi dito pela minha colega, é recomendo à leitura do livro todo.
Eliminar"As mãos dos pretos"
ResponderEliminarEste conto gira em torno da pergunta: De que cor é as mãos dos pretos. Pelo que esta resposta é respondida diversas vezes, sempre de maneira diferente mas cada uma com mais originalidade que a anterior. A resposta final foi feita pela mãe do sujeito, pelo que esta explica ao filho que todos os homens são iguais tendo ou não cores diferentes. Este conto é inserido no tema do racismo. Por fim, recomendo a leitura deste pequeníssimo conto, pois tem uma mensagem muito importante.
Concordo com o que foi dito. Recomendo muito a leitura deste conto, para além de ser curto também transmite uma mensagem muito importante a quem lê.
Eliminar